quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Shihtzu - Quando a cadela está pronta pra cruzar

Olá minha gente, passando pra contar uma novidade e compartilhar essa experiência com as mamães de cachorro.
Eu tinha duas shihtzus, a Kiara e a Kisha, que é filha da Kiara. Infelizmente a Kiara nos deixou, morreu no mês de abril e todo mundo aqui sofreu demais. Então, como a Kisha ficou sozinha, decidimos colocá-la para cruzar quando entrasse no cio. E assim fizemos. E você, sabe quando a sua cadela está pronta para cruzar?
Eu não sou veterinária, mas vou deixar umas dicas, que eu segui e deram super certo. Quando a cadela entra no cio, muitas delas, tem um sangramento na genitália, que muitas pessoas dizem que é menstruação, mas isso se chama CIO. Mas existe uma contagem para que possa haver o cruzamento. À partir do oitavo dia, a fêmea aceita o macho, você pode verificar colocando a mão próximo a vulva e ela prontamente virará o rabo para o lado. E ai você pode contar que até o décimo quarto dia depois do sangramento ela vai aceitar a cobertura do macho.
O ideal é que cruze pelo menos duas vezes, e que não tenha muitos dias de diferença entre as cruzas. Eu deixei acontecer o acasalamento no dia 4 e no dia 6 de julho.
E pronto, depois disso eu tirei o macho. Aqui nós fazemos um acordo entre as avós, hehehee. A dona do macho ganha um filhote da ninhada à sua escolha.
Depois do cruzamento é só esperar a chegada dos filhotes, que acontece de 56 a 65 dias de gestação.
A fêmea durante a gravidez precisa se alimentar melhor, para a Kisha eu dava uma gotinha de Herovitan, vitamina, de vez em quando. Não dava todo dia não, uma média de 3 vezes na semana. Não sei se essa dose é a mais correta, mas com a minha shihtzu eu faço assim.


Essa é a minha shihtzu Kisha e o namorado Billy.
Espero ter ajudado algumas pessoas com essa experiência.
Bjokitas *Ü*

Nenhum comentário:

Lista de Blogs:

Meu maior tesouro: Família!

Minha shihtzu:

PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers

Recadinhos:

Tecnologia do Blogger.