terça-feira, 15 de novembro de 2011

Prótese de silicone, solução ou problema?

Aproveitando que a querida simone me ofereceu o selinho da luta contra o câncer de mama, venho falar sobre um assunto que considero super importante: próteses de mama.
Como muitos sabem eu tenho prótese de silicone e já falei isso aqui algumas vezes.
As próteses de silicone são certamente um sonho de consumo para milhares de mulheres. Assim como muitas esse também era o meu sonho.
Depois de ser mãe de 3 crianças meus seios já não eram os mais bonitos e depois de passar pela perda da filha e uma horrorosa depressão, optei por melhorar a auto-estima e me presentear com a realização desse sonho.
Em 2009 comecei a pesquisar sobre as próteses, as cirurgias, os cuidados, benefícios e riscos.
Depois de saber que as próteses atuais não necessitam serem trocadas a cada 10 anos decidi colocar sem medo.
Ao contrário do que muitas pessoas ainda sabem, as próteses mais modernas possuem menos riscos de rejeições e não necessitam ser trocadas, se tudo ocorrer normalmente você pode ficar velhinha com elas. Mas o que eu ignorantemente não sabia é que a prótese pode ser rejeitada em qualquer período da vida. Eu acreditava que se após a cirurgia estivesse tudo bem e depois de alguns meses não houvesse apresentação de nenhum problema não houvesse mais nenhuma complicação. Puro engano!
Depois de 2 anos de colocadas as minhas próteses houve uma rejeição do meu corpo e a minha prótese foi encapsulada. Ou seja, o organismo tenta expulsar o corpo estranho, nesse caso o silicone, envolvendo-o em uma cápsula que o contrai e gera umas dores terríveis.
Entrei em pânico, esteticamente está tudo normal, mas ao tocar percebia uma diferença na textura do seio esquerdo que está afetado e o direito que ainda está normal.
Na hora imaginei que houvesse um rompimento na prótese, o que é quase impossível com as próteses atuais. As novas e modernas próteses mesmo que se rompam não há deformidade, pois o gel é consistente e não se espalha pelo corpo.
Depois passei a sentir presença de nódulos na mama e me desesperei com a possibilidade de um câncer. Procurei um cirurgião e ele me encaminhou para fazer uma ultrassom na mama, que diagnosticou a presença da cápsula e classificou a minha rejeição como número 2, numa escala de 0 a 5. Quando essa escala chega a 4 já é caso para retirar as próteses pois as dores são fortes e constantes e na 5 já há uma grande deformação da mama deixando-a rígida. Os nódulos eram os gânglios inflamados por conta da cápsula.
Consegui essa foto que mostra uma prótese com uma contratura capsular para vocês verem como a situação é bem estranha.



Em alguns casos a prótese se dobra dentro da cápsula.

O procedimento hoje em dia custa bem menos que em décadas passadas, onde somente mulheres ricas e famosas podiam realizar.
Com o custo bem mais em conta e as facilidades de pagamento esse sonho já está ao alcance de todas. Mas vale lembrar que o sonho pode trazer problemas se a cirurgia não for bem realizada, se o profissional não for competente, se as próteses não forem de boa qualidade e se houver uma rejeição do próprio organismo.
Com o toque realizado nas mamas é possível perceber as anormalidades nas próteses, nas glândulas e qualquer sinal de câncer. Se algo diferente estiver na sua mama procure imediatamente um médico! Se toque!!!

Fotos: internet

7 comentários:

Fabi disse...

Oi amiga, hj nos preocupamos com tantas coisas, vivemos sem tempo e esquecemos do principal, nossa saúde!!! Não tenho próteses, e tb pensava que a rejeição do corpo era imediata e caso não tivesse, nunca teria, não imaginava que acontecia assim... Quantas coisas acontecem com nosso corpo e não sabemos nem a metade... Bom amiga espero que se cuide direitinho!!! Fique com Deus! Bjinhus

Anônimo disse...

Oi amada..

De silicone to fora, Deus me abençoou com meus de fabrica! :)

Brigada pela visita viu, boa sorte no sorteio e tenho mais uma novidade, acabei de postar SORTEIO NOVO no blog, de 20 esmaltes, se quiser participe viu frozita!! Valeu pela divulgação viu!!

Ah adoro essas florzinhas caindo no seu blog, como fez fro??

Boa sorte!

Beijinhos de Glitter

Fique com Deus

www.ohlouka.com

Lay Santana disse...

Por mim eu colocaria silicone, kkkk Mas tenho medo de pós operatório e essas coisas (medrosa, eu? Nada, magina!) kkkkkkkkk.

Mas é super importante a pessoa se apalpar, isso salva vidas.

Beijos Niki.

Princesa karen disse...

Ótima postagem, super esclarecedora principalmente para quem pretende colocar silicone, eu nunca imaginei que pudesse haver rejeição das proteses depois de longo tempo.Quanto a vc espero que tudo fique bem logo, muito bjus no coração.

ANDRÉA disse...

ACHO QUE VOU DESMAIAAAAAAAAAAAAAAA
ANDRÉA

ANDRÉA disse...

OI TENHO UM SECREDO PRA TE CONTAR, TÁ NA PRIMEIRA POSTAGEM.
eU ESTOU DE LILÁS.
TÃM TÃM TÃM TÃAAMMMMMMMMMMMMMM.
ANDRÉA

*Carla Paz* disse...

Boa noite, meu nome é Carla Paz, ví um sapato lindo na internet e achei que poderia comprar no seu site, mas não achei nada...Mas ví essa matéria e resolvi ler, eu coloquei uma prótese de silicone pela silimed na Santa Casa da Misericórdia no Rio de Janeiro, no dia 8 de março de 2012, me sinto bem , pesquisei muito a respeito como vc, e meu médico conversou abertamente comigo sobre todas as possibilidades existentes...Mas valeu ler a sua matéria!!!

Lista de Blogs:

Meu maior tesouro: Família!

Minha shihtzu:

PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers

Recadinhos:

Tecnologia do Blogger.