terça-feira, 28 de junho de 2011

Boi Garantido é show!!

Nesse final de semana o povo Brasileiro pôde acompanhar uma parte da cultura da minha querida Região Norte pela tela do canal Bandeirantes de Televisão. Aconteceu o Festival Folclórico de Parintins 2011. Eu que sou GARANTIDO desde sempre e acompanhei apenas no domingo a apresentação explêndida do meu Boi branco com coração vermelho na testa. “Linda como borboleta ao vento” era a porta-estandarte do meu boi que completou 19 anos no dia da apresentação. A galera estava super animada, as coreografias da torcida tornaram o espetáculo ainda mais lindo. É de uma energia contagiante!!
 
E quem é Garantido levanta o braço: Eu sou, eu sou!! Viva a cultura e o folclore do nosso amado Brasil!
Um pouquinho da história do Festival de Parintins:
O Festival de Parintins teve início no ano de 1965, mas não teve participação dos Bumbás.
O festival é uma apresentação a céu aberto, onde competem duas agremiações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo (Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes), um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidade para 35 mil espectadores. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local.
Alguns itens que fazem parte da festa do boi: Pai Francisco e Catirina, Cazumbá, Sinhazinha da Fazenda, Porta-estandarte, Cunhã-poranga, Vaqueirada que são os guardiões do boi, Marujada (que é a bateria do boi), Pajé e lógico que o BOI que conta com o famoso tripa do boi que é a pessoa que fica dentro da alegoria dando vida ao personagem.
“Vou anunciar ao mundo inteiro que meu boi já vai chegar... vou , eu vou mostrar a força e a garra da cultura popular... eu vou chamar o boi campeão da arena... QUEM SERÁ O CAMPEÃO DE 2011??? O campeão foi meu Boi Garantido!!!! Não assisti a apuração das notas pois estava em mais uma daquelas faxinas, dessa vez no quintal, rsrsrss. Mas pude ver o resultado no site do Garantido. Fonte: http://www.canalgarantido.com/
Você sabia??
Em Parintins é o único lugar do mundo que tem Coca-cola na cor azul. Porquê os torcedores do boi Caprichoso se recusavam a tomar a Coca-cola na lata vermelha. Interessante né? O mais legal é saber que essa cultura é reconhecida e respeitada até mesmo pela Coca-cola, que há 17 anos patrocina o festival. Veja ai a latinha e não é Photoshop heim?!
Bjokitas a todos e ótima semana!!

3 comentários:

Inês Andrade disse...

Oi Nikita,como vc está?Andei sumida pq fiquei sem pc e corro o risco de ficar sem de novo rsrsrsrs.Esse pc tadinho tá doido p/ aposentar e eu fico pedindo p/ ele esperar só mais um pouquinho,tb quem manda ele quere se aposentar no Brasil né?rsrsrsrs, aqui o negócio é brabo rsrsrsrs.Achei legal essa história da coca azul,nem imaginava q existia.Dê notícias tá?Bjimmmm amiga e fica c/ DEUS.

ROSÂNIA disse...

AH,SE VC ME PERMITIR ,VOLTAREI PARA BUSCAR O SEU SELINHO,POIS FIZ UM BLOG SÓ DE SELINHOS:selinhosdaro.blogspot.com.
BJO,
RÔ(ARTESAROEVA)

Patricia Galis disse...

Muito boa a postagem sobre Parintins, só que tenho que te dizer que sou Caprichoso, rsrs adoro meu boizinho, mas o que é lindo é ver o show, das duas torcidas é muito emocionante, um dia desejo estar presente e ver as duas apresentações independente para quem torço, vale pelo espetáculo.

Lista de Blogs:

Meu maior tesouro: Família!

Minha shihtzu:

PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers

Recadinhos:

Tecnologia do Blogger.