sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cupcakes

Oi minhas fofuras, minhas amigas amadas, seguidores e visitantes. Hoje passei parte da manhã super atarefada, fazendo cupcakes. Durante 3 dias vai ter festinha na Igreja Batista Renovada do Suriname e eu aproveito pra vender meus bolinhos, rsrsrs. Os irmãos montam uma cantina e vendemos uns lanchinhos. Alguém uma vez me pediu que mostrasse os cupcakes mas eu não tinha tirado fotos, agora tirei.
Na internet tem várias receitas de cupcake, aqui no Suriname eu consigo encontrar caixas com massa semi-pronta, próprias pra cupcakes. Mas eu uso qualquer massa de bolo caso eu não encontre essas específicas. Normalmente as massas específicas que encontro aqui usam óleo vegetal no lugar da margarina. Assim os bolinhos não grudam nas forminhas de papel.

 As forminhas de cupcake de papel são colocadas dentro da forma, sem necessidade de serem untadas.

Com a ajuda de uma concha eu coloco a massa nas forminhas, enchendo um pouquinho a mais da metade.
Leve ao forno que já está pré-aquecido em temperatura média.

De 13 a 15 minutos os bolinhos já estarão prontos, verifique usando o velho truque do palito. Espete os bolinhos, se o palito sair limpinho já estão no ponto.

Esses aqui são de chocolate, ficaram bem moreninhos e super fofinhos.

Deixo esfriar por uns minutinhos e faço um corte tirando um pouco do miolo dos bolinhos.

Retiro esse tampo e guardo, por favor não comam!! rsrsrs

O meu pulo do gato é "molhar os bolinhos com uma colher de leite" assim eles ficam úmidos e mais saborosos.

Como recheio eu uso cremes, doces, geléias, depende da criatividade. Hoje usei um creme muito usado aqui no Suriname para panquecas doces. Usei os sabores chocolate e morango. Depois de recheado coloco de volta as tampinhas que retirei, fechando os bolinhos.

Como eu não tenho manga de confeiteiro, eu uso saquinho para decorar. Fiz o glacê mais simples que encontrei. Ai vai a receitinha:
1 clara de ovo batida em neve
500g de acúcar de confeiteiro (eu refinei o açúcar comum no liquidificador, pois não encontrei refinado)
1/2 colher de sumo de limão (serve pra tirar o cheiro de ovo, eu coloquei também umas gotinhas de essência de baunilha)
Preparo: Bate a clara em ponto de neve e vai acrescentando o açúcar em colheradas
Você define o ponto que você quer. Bata até ficar com uma textura macia e acrescente o limão e a essência.
Coloque numa manga ou espalhe sobre os bolinhos com uma espátula.
Eu coloquei o glcê em um saquinho e furei a pontinha e criei minha decoração nos bolinhos.

Para dar uma corzinha no glacê existem os corantes comestíveis.

Aqui uma amostra sendo testada, rsrsrs. E foi aprovado!!!!
Eu não sou uma boa boleira e sou suspeita pra falar, mas meu cupcake ficou uma delícia!!!
E na foto você ver que o bolinho larga facilmente da forminha de papel, mais prático impossível!
Ótimo final de semana pra todos.

9 comentários:

Unknown disse...

oi NIKI que bom até comia, que fome que me deu. bj

Mimos da Lilika disse...

Nikkk, vc quer me matar mesmo né.. Nossa esses cupcakes me deixaram com uma fome danada.. rsrsrs... Devem ter ficado uma delícia mesmo!!! Ai Meu Deus! Amiga, estou passando para te desejar um final de semana abençoado e um feliz dia das mães.. Que Deus continue abençoando a maravilhosa mãe que vc é! Beijos.

Anônimo disse...

AI MULHER MANDE UM PRA MIM ,PLEASE!

Denise David disse...

Nossa, amiga!
O que é que vc não sabe fazer???
Lindos! Uma doçura, literalmente!
Parabéns, Nikita!
Beijocas mil.

Favo de Mel disse...

Parabéns, esses bolinhos deixou-me com água na boca. Nikita aqui na igreja que concrego também tem uma turma que faz lanchinhos, ai o final do culto fica muito mais gostoso e animado. a igreja é o Betel Brasileiro. FELIZ DIA DAS MÃES. Beijokitas adocicados com o mais puro mel .

FLAVIA CRISTINA C. disse...

HUM !!! DELÍCIA,FICARAM LINDOS. AMANHÃ VOU FAZER ALGUNS AQUI, , COMPREI FRUTAS CRISTALIZADAS PARA COLOCAR DENTRO, MAS NÃO SEI SE VOU COBRIR POR CIMA, AQUI O PESSOAL NÃO GOSTA DE MUITO RECHEIO.BEIJOCAS E ÓTIMO FIM DE SEMANA...

Unknown disse...

Ai que delícia.....me deu água na boca... estamos de regime... hehehehe

Nil Lima da Silva disse...

Menina como tu é prendada...
Parece que ficaram uma delicia, vou ali na esquina aonde tem uma doceria comprar um cupcake...então eu como e penso que são dos que você fez...rssrsr.
Um abraço querida e um otimo final de semana.

Jane Tiê disse...

Haa que delicia!!! Amiga feliz dia das mães pra vc, suas seguidoras mamães e p/ sua mãe tb. Beijosss =D

Lista de Blogs:

Meu maior tesouro: Família!

Minha shihtzu:

PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers

Recadinhos:

Tecnologia do Blogger.