sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia 1 de Abril

De onde surgiu essa história de 1 de Abril??

Dia da Mentira
Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Superstições
Tradicionalmente, supõe-se que as peças encerrem à meia-noite. Supõe-se que os feitos posteriormente tragam a má sorte ao perpetrador. Contudo, isto não é universalmente aceito, e muitas peças já foram praticadas depois da meia-noite.
Alguém que não consegue aceitar os truques, ou tirar proveito deles dentro do espírito da tolerância e do divertimento também deve sofrer com a má sorte. Também se diz que aquele que for enganado por uma bonita menina será recompensado com o matrimônio, ou pelo menos a amizade dela.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira

E pra discontrair...
Branca de Neve, a Fera (da ‘Bela e a Fera’) e Pinóquio encontram-se na
floresta.
- Sou a mais linda do mundo! – diz Branca de Neve.
- Sou o mais feio do mundo! – diz a Fera.
- Sou o maior mentiroso do mundo! – diz Pinóquio.
Eles entram, um por um na Grande Caverna, para falar com o Sábio da
floresta, atual possuidor do espelho mágico.
Branca de Neve entra e sai muito feliz:
- Sou mesmo a mais linda do mundo!
A Fera entra e sai sorridente, toda satisfeita:
- Sou o mais feio do mundo, viva!
Pinóquio entra, mas sai enfurecido… e pergunta:
MERDA !!! Quem é o LULA? !
??


3 comentários:

VANDINHA disse...

OI Nikita, tudo bem?
vim agradecer pela ajuda e por fazer parte do meu blog. Seja muito bem vinda. Obrigada pelas dicas. Gostei muito da piada kkkkkkkkkkkkkk. Tenha um ótimo fim de semana minha linda. abraços.

FLAVIA CRISTINA C. disse...

OLÁ NIKITA, QUE LEGAL AS INFORMAÇÕES, EU NÃO ME LEMBRAVA BEM. HOJE É BOM FICAR ESPERTA PRA NÃO CAIR EM NENHUMA PEGADINHA NÉ? BEIJOCAS E UM BELO FINAL DE SEMANA...

Nil Lima da Silva disse...

Boa piada...rsrsrsrs
Menina, teu blog já mudou???!!!
As borboletas ficaram lindas, ficou mais delicado...eu percebi que suas postagens, seus selinhos e agora o layout do seu blog estão cada dia mais ludicos, mais leve. Parece que a menina Nikita resolveu sair da Dona Monica de vez e tomar conta de tudo..rrsrsrsr. Que bom, sinal que seu coração tá começando a ficar mais leve, se abindo pros rosas da vida. Por que como diz a sábia Janinha não tem como a gente não transparecer no nosso blog.
Um abração cheio de borboletas e flores pra você.

Lista de Blogs:

Meu maior tesouro: Família!

Minha shihtzu:

PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers

Recadinhos:

Tecnologia do Blogger.