quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Como decorar festas com balões

Olá minha gente, recebi uma perguntinha da Aline Miranda e resolvi responder pra ela aqui no blog, pois dessa forma posso ajudar outras pessoas. Você sabe fazer um arco de balões?? Muita gente não consegue e o pior é que acreditam que é difícil, mas na verdade é fácil demais. A Aline me perguntou como eu consigo alinhar as cores dos balões e eu vou tentar explicar da forma que eu acho mais simples, tá ok?
Primeiro, trabalhar com balões é um pouco chato por conta dos estouros e sustos que a gente acaba levando, kkkkk. Pra evitar que muitos balões estourem você precisa enchê-los e em seguida deve esvaziá-lo um pouco, dessa forma o balão fica mais molinho (flexível) e não estoura tão fácil. Quem trabalha com festa normalmente usa um medidor de balões, que mostra em polegadas o tamanho do balão quando já está cheio. Então se você compra um balão de tamanho 9" o ideal é enchê-lo no tamanho 9 e depois esvaziá-lo (inflá-lo) até o tamanho 8". Entenderam? Resumindo, encha e esvazie um pouco.
Depois, pra fazer um arco é ideal ter 2 ou 4 cores, pois se tiver somente 3 cores uma terá que ficar repetida 2 vezes e no caso de uma cor só o arco não tem efeito nenhum.
Bem escolha 2 cores e encha de 2 em 2, amarrando-os pelos bicos. (Não precisa amarrar de um por um e depois uni-los, pois o nó acaba ficando enorme, melhor uni-los com um único nó.
Eu escolhi as cores marrom e rosa, pois foram as sobras do aniversário da sobrinha que teve agora em dezembro.

Agora junte os pares formando um grupo de 4 balões, chamamos esse montinho de cluster. Mas como eu não sou fã de termos extrangeiros eu digo montinho mesmo, kkkkkk.

Faça vários montinhos de 4 balões, pois isso depende do tamanho do seu arco e também do tamanho dos balões. Normalmente com balões de tamanho 9, eu faço 32 montinhos. Amarre em uma coluna (algo fixo) uma linha de pedreiro (parece barbante, mas é mais resistente), se não tiver use barbante mesmo, mas ele é mais fraco e às vezes quebra. Para você arrumar seus balões na linha você precisa aprender a posição do xis (x) e da cruz (+).



Veja que os balões ficam formando uma cruz mesmo, estão alinhados em horizontal e vertical. Abaixo você tem a amostra de 2 xis. Basta que você gire os balões para o lado direito deixando-os na diagonal.





Você começa prendendo o primeiro montinho na linha e pra isso dê 2 voltas de linha em cada um dos balões para ficar firme. 
Observação: No primeiro e no último montinho é necessário que seja dada a volta em todos os balões, nos montinhos do meio basta apenas dar a volta em 2 balões. 
Não importa a posição que você vai começar, pode ser em x ou +. 
Vamos dizer que eu comecei com uma cruz:


Ai está, agora o próximo montinho precisa vir em cruz, respeitando sempre as cores. (Coloque o montinho na mesma posição do primeiro e somente gire um balão para a direita)

Aqui temos o primeiro xis, prenda-o na linha e puxe para ficar justinho.

Mais uma girada e você tem a próxima cruz.

Assim as cores vão girando e a aparência é que o arco está torcido.
Atenção: enquanto não tiver experiência e prática CONCENTRE-SE bastante para não errar a sequência.
Bem, eu tentei explicar da melhor forma possível e agora vou mostrar um esquema que fiz pra ir visualizando a sobreposição dos balões:







E assim sucessivamente até ter todos os montinhos amarrados no arco. E outra dica, quando o arco fica bem durinho, ou seja, você deixa os balões bem pertinhos os montinhos, não precisa colocar cano de pvc no meio, basta que você prenda no local desejado com auxílio de barbante. Outra dica, eu utilizo como suporte para o arco discos de freio de carros, que eu peguei em um ferro velho. Nele eu encaixo o cano de pvc, com a ajuda de um vergalhão e o meu arco não corre o risco de virar com o vento. 
Ahhhh sobre o cano de PVC, se acaso o seu arco não for colocado apoiado em uma parede ou algo que o sustente, ai sim necessita que tenha um cano de água pelo meio dos balões para dá sustentação. Nesse caso amarre todos os balões, coloque seu arco esticado no chão (bem limpinho pra não estourar os balões com areia), coloque o cano sobre o arco e vá encaixando-o entre os balões pressionando o cano e afastando os balões. Nesse momento se os balões estiverem muito cheio e não tiverem sido esvaziados eles estourarão. 
Ai estão algumas fotos da festinha da Jolie que fizemos pra minha sobrinha-afilhada Nicolly Julianne. Tudo na maior simplicidade, mas ficou super bacana. Apenas uma festinha pra 15 convidados, mas que deu bastante gente. Foi muito legal!!
Qualquer dúvida é só deixar um comentário. Obrigada a todos pelas visitas.
Bjokitas *Ü*













3 comentários:

Nil Lima da Silva disse...

Oi Nikita, tudo bom querida?? Espero que sim!
Gostei muito deste post e já enviei ele pra minha irmã; vai ajudar bastante para a festinha do meu sobrinho agora no final de janeiro.
Nikita eu tava sem net e depois sem pc, pense no stress desta sua amiga aqui,sem falar que eu simplesmente detesto lanhou-se... mas agora acho que as coisas estão entrando no eixo.
Quero te deixar um abraço de ano novo minha querida, vai ser legal a gente passar mais um aninho juntas aqui na blogosfera se Deus quiser.
Feliz Ano Novo, que os perengues de 2012 morram com o ano que passou e que 2013 seja mágico e repleto de coisas legais pra você e para sua família.
Deus te abençoe meu anjo e te proteja sempre.
Bjs

Unknown disse...

Ficou lindo os balões... não é dificil não! so tem que ter paciência mesmo!
Seus comentários estão indo sim, esses virus é horrivel...bjinhos
adorei o post

Vitoria & Nathan

Unknown disse...

olá mônica, obrigada pela atenção!!!!
fiquei muito feliz com sua resposta, como você disse meu blog acabou de nascer e estou apanhando um pouco. Pena que não tenho muito tempo, com bb de 09 meses já viu, né!!!
Amo seu blog de paixão, adorei o post, mas acho que só vou aprender praticando e assim que eu o fizer te conto tudinho!!!!! acredita que me deu até friozinho na barriga de emoção quando vi sua resposta,kkkkkkkk

Lista de Blogs:

Meu maior tesouro: Família!

Minha shihtzu:

PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers

Recadinhos:

Tecnologia do Blogger.