quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Imagens da internet: usar ou não usar???

Muita gente se pergunta: tudo que eu encontro na internet eu posso copiar? É bem verdade que tudo que tem na internet corre o risco altíssimo de ser copiado, mas muitas coisas tem direitos autorais e não devem ser usadas. Em alguns casos pode usar dando devidos créditos e dependendo da situação.
Os layouts de blogs "quase" sempre são montados a partir de imagens prontas. Não pensem que o criador do layout produziu as imagens que isso é uma raridade. Eu mesma confecciono os meus usando imagens de scraps e bonequinhas free que encontro na internet. Algumas pessoas são profissionais no ramo de criação de logomarcas e imagens personalizadas e essas merecem todos os créditos. Então a logomarca passa a ser exclusiva de quem acomprou e não deve ser copiada para outro fim. Masem caso delayouts feitos com imagens de autoria desconhecida? Nesse caso, por mais que o dono do blog diga que o seu está parecido com o dele, azar é de vocês dois, pois a imagem não pertence legalmente a ninguém e pode ser usada por quantas pessoas quiserem. Entenderam?
Eu já vi um blog que tem a mesma bonequinha do meu, sendo que o layout é bem diferente. Eu jamais pedi que a pessoa mudasse me dizendo dona da marca. A mocinha loira ai, eu desconheço a origem e está aqui embelezando até que um dia surja o dono da menina e me proíba de usá-la. Sendo que seria difícil por se tratar de uma imagem free, ou seja, liberada para uso. Lógico que meu banner, plano de fundo e todo o conjuntinho do template é criação minha! Então muito cuidado ao pagar um template e de repente saber que você não tem autorização para usar a imagem, procure saber se a imagem é free ou se tem direitos autorais.
Esse negócio de template tem se tornado um problema, pois há muita gente maldosa se aproveitando da necessidade e da bondade dos outros. Fiquem atentos!
Bjokitas com carinho e muitíssimo obrigada por estar aqui!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Niki amei o post, muito importante tudo o que você disse.
Aproveitando a visita, tem sorteio aqui no C.M.D. espero por você!
Beijinhos

PATRÍCIA ALVES disse...

Legal!

Lista de Blogs:

Meu maior tesouro: Família!

Minha shihtzu:

PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers

Recadinhos:

Tecnologia do Blogger.