sexta-feira, 15 de abril de 2011

Voltando a falar do PLÁGIO!

Retornando a esse assunto, porque sempre que ando na net acabo me deparando com ele. Mas afinal, o que é PLÁGIO??
Wikipediamente falando: O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) em várias culturas, e é qualificado como crime de violação de direito autoral em vários países.
Reparem nessa parte:  o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.
E falando de internet, quando é plágio e quando é cópia?
Li alguns arquivos por ai espalhados, com diversas idéias. Há quem condene as cópias de artigos e imagens publicados na web, se posicionam de forna neurótica contra as cópias, expondo leis de direitos autorais e avisos de “proibido copiar”. É no mínimo engraçado.
Você já imaginou quantas pessoas no mundo inteiro acessam a internet e através de sites de buscas como o Google, por exemplo, encontram de tudo. É uma total piração. A internet foi criada exatamente pra compartilhar dados, dividir e expor.  Um conselho bem simples, “Se não queres ser copiado, não publique seus artigos na internet, pois mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer!!”
Li artigos onde a autora intitula quem copia como ignorante, analfabeto e sem capacidade de escrever um texto sozinho! Radical, né? Achei graça de novo!
Ah tem outra coisa, já pensou tudo que você gosta na internet primeiro você deverá procurar o autor e pedir autorização pra copiar e ainda incluir na sua postagem uma citação e link do autor?? Ah faça-me o favor!! Essa não é a primeira vez que trato esse assunto aqui.
Assim como milhares de pessoas eu copio sim, imagens, artigos, scraps, mensagens e não me preocupo com essa história de direitos autorais. Você pensa como seria pra enviar um scrap fofo no orkut: Estou te enviando este scrap que retirei do site tal, produzido por fulano de tal, de acordo com a leis dos direitos autorais ..., rsrsrsrs. Se o autor de alguma imagem se sentir lesado que ele me fale e eu faço o favor de excluir o que for da autoria dele.
Agora vou explicar o porquê eu novamente tratei desse assunto. Seria trágico se não fosse cômico.
Hoje visitando as amiguinhas blogueiras passei no blog da amiga Rogéria e lá tinha uma mensagem linda sobre O AMOR. O blog dela tem uma porção de mensagens que ela retira da net. Gosta e posta.
Quando fui escrever o comentário vi que já havia um comentário e pra minha surpresa era alguém que se dizia dona do artigo. Aliás ela havia copiado o artigo de algum lugar (olha o plágio aí gente!) ornamentou com fotos da net (olha o plágio aí de novo!!!) e publicou no blog. A minha amiga Rogéria viu e republicou. A moça ficou nervosa, pediu que a Rogéria tirasse o arquivo dela. Ah esqueci de falar que o arquivo é resultado de uma entrevista feita com crianças e que certamente foi publicada na internet também... rsrsrsrrsrsrs. Quase arranquei os cabelos, meu marido me pediu que eu apagasse o comentário que deixei no blog, mas aqui eu posso falar. O blog é meu, as palavras são minhas, tudo meu!!! ( Plagiei da Lady Kate essa frase) rsrsrsrsrsrsss.
Gente, o artigo fala de amor e não pode ser compartilhado??? Cadê o amor citado no artigo??? Eu heim?
Eu sou totalmente liberal com meu blog, gostou? Pode levar!! Na internet vivemos uma partilha, não dá pra ser egoísta, nem quero mesmo, me sinto muito melhor dividindo.
E pra finalizar vou deixar vocês com mais uma frase plagiada que recebi por e-mail e reflete tudo isso que eu falei:
COPIAR DE UMA PESSOA É PLÁGIO, COPIAR DE VÁRIAS PESSOAS É PESQUISA OU MONOGRAFIA!!
# falei de novo!

10 comentários:

VANDINHA disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk gostei Nikita, tô contigo e não abro. Tb sou a favor de que se não quiserem que copiem não publique na internet. bjs.

Mimos da Lilika disse...

Kkkkkkkkkkkk... gostei.. Xiii eu tenho o selinho do plágio... fiquei com vergonha Rsrsrs... Nik, eu peguei o selinho "Eu aprovo" ok? Hoje a noite, eu vou tentar fazer um link-me bonitinho ai podemos ser parceiras. O que acha??? Bjokas Lilika!

Rogéria disse...

brigado nikita pelo seu carinho peço tanto ao papai do céu que te acresente dias alegres minha amiga linda as veses nem tenho palavra pra expressar o quanto gosto de voçe bj

Sonhos e Artes disse...

kkkkkkkk.....!!!plagiei as gargalhadas das meninas...o que é isso, gente? Acho que ao invés de muitas pessoas ter preocupações com certas postagens na Net, deveriam ter mais cuidado em vivê-las...ai sim... a amizade virtual seria outra coisa! Palmas pra ti, Nik!Bjus. Josi

RosaChoc disse...

Essa palavra é muito conhecida em minha área.. temos que tomar muito cuidado em td trabalho que escrevemos se não podemos ser acusados de plágio...

Mas não se preocupe.. eu sempre tomo cuidado e faço td direitinho..
=D

Beijocas

Lugreen disse...

Olá linda!

Gostei!!!!
Vim desejar um FDS sem plágios e copias para vc!
Viva-o de maneira intensa e com muito amor!
Bjuxx e shalom

Anônimo disse...

Não acredito que vc gostaria de ver os seus próprios textos, onde vc fala de sua dor sendo disseminado com outra autoria, vc tem razão em seus comentários, é plausível e coerente, mas acho que deveria primeiramente se inteirar do assunto antes de soltar o verbo. Há textos que são públicos e outros particulares.Há uma coisa chamada DOMINIO PÚBLICO. NO caso citado no seu post ficou esclarecido com a dona do outro blog.

Miss Bronze RR disse...

Bem eu não tinha citado a outra parte da história, mas ela se apresentou nesse comentário acima.Estou copiando aqui novamente no caso dela decidir apagar: Não acredito que vc gostaria de ver os seus próprios textos, onde vc fala de sua dor sendo disseminado com outra autoria, vc tem razão em seus comentários, é plausível e coerente, mas acho que deveria primeiramente se inteirar do assunto antes de soltar o verbo. Há textos que são públicos e outros particulares.Há uma coisa chamada DOMINIO PÚBLICO. NO caso citado no seu post ficou esclarecido com a dona do outro blog.
O caso esclarecido a que ela se refere trata-se de um comentário enorme e de certa forma grosseiro que ela deixou para a minha amiga Rogéria, aqui uns trechinhos bem mal-criados:
Será que agora a senhora entendeu bem, ou quer que eu desenhe???

Se não tem capacidade de criar suas próprias introduções, não deveria copiar de outros.
Eu tô rosa chiclete!!! Respeito a opinião de todos, mas deixe sua arrogância pra usar com quem vc conhece! Não podemos destratar as pessoas por conta de um assunto tão torpe.

Anônimo disse...

Eu acredito que vc não entendeu nada, não entrei aki pra comprar briga ou coisa e tal, qdo fiz o segundo comentário no outro blog ela me entendeu, pois o que ela copiou não foi só um texto disseminado por email, talvez entenda mais se ler TUDO o q comentei no blog de sua colega.
Além do mais não tenho costume de apagar meus comentários, acontece bem ao contrário, são apagados prq não gostam qdo digo a verdade, não gostam de ouvir e simplesmente apagam.

Jane Tiê disse...

Delegada Nikita Roraima.
Beijão amiga. Te gosto muito!

Lista de Blogs:

Meu maior tesouro: Família!

Minha shihtzu:

PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers

Recadinhos:

Tecnologia do Blogger.