sexta-feira, 8 de abril de 2011

Cobrar ou não cobrar, eis a questão!!

Olá minha turminha linda, visitantes, seguidores e amigos!
Hoje, nas minhas andanças pela net, encontrei um blog super bacana, mas infelizmente não segui, rsrsrs, vou explicar o porquê. Eu vasculho absolutamente tudo pela internet, procuro coisas free para criar meus trabalhinhos, selinhos, lays e convites. Nessas buscas me deparei com um blog fofo, mas que tinha uma matéria bem contraditória com o que eu penso e isso me fez não seguir o blog.
Primeiro, na internet quase nada se cria, a maioria se copia. Plágio?? Na minha opinião não, cópia sim! Eu copio muitas coisas, mas não digo que eu fiz. Plágio é quem copia e se coloca como autora de tal coisa que não fez. Eu faço sim montagens utilizando imagens que não são de minha autoria. A idéia é minha! Eu faço meus selinhos, certo? As imagens eu copio por ai nesse mundão internáutico. Eu tenho a autoria dos selinhos sim, eu que escolhi a imagem, montei, produzi, resultado eu fiz! Outra coisa, deixo tudo muito à disposição de todos, quem gostar pode levar!! Não protejo com leis de direitos autorais coisa nenhuma. Vejo muita coisa por ai que me deixa cheia de idéias e às vezes produzo até bem parecido levado ao estilo que gostei. Não me considero uma plagiadora, de forma alguma. No rodapé do meu blog está escrito que nem todas as imagens aqui são minhas, e isso é uma realidade de infinitos blogs.
Segundo, falava em relação à concorrência desigual. Uma pessoa cobra R$ 12,00 e a outra cobra R$ 20,00. E daí? Cada um cobra o que acha que vale seu trabalho. Eu por exemplo cobro sim as artes dos meus convites digitais. Se for comparar ao que cobram na minha cidade a concorrência é realmente desleal, porque eu cobro um preço bem inferior aos que são cobrados em lojas que produzem os designs digitais. Porquê? Porquê por exemplo, eu adoro essa arte e faço dela mais um passatempo do que uma profissão. Não me considero a melhor das melhores, mas meu trabalho é sempre bem aceito e muito elogiado. Quase sempre faço meus trabalhos pras amigas e ainda de quebra coloco a minha propagandinha no cantinho do convite. E pra finalizar, esse trabalho pra mim me tira da terrível depressão, então quem me pede um trabalho está me pagando por esse favor e já merece um preço bem bacana.
Então, cobrar ou não cobrar??
Meus lays, na minha opinião são fofos, mas não sou profissional em montar templates e nem teria coragem de cobrar por isso. A minha internet eu pago independente de que seja pra usar o blog, pois tem muitas outras coisas pra se ver na internet. O tempo que eu passo na frente do notebook não me custa nada, fico pelo prazer! Então pra mim não tenho custos!
Na minha opinião, cada um deve sim valorizar seu trabalho e se quiser cobrar, cobre. Você fez, se dedicou, merece ser reconhecido. Veja quanto vale, sempre haverá alguém disposto a pagar por um trabalho bem feito. Se você vive dessa arte, ai entendo que deverá cobrir os custos sim! Seja ela tricô, crochê, costura, bordados....
Eu continuo não cobrando, pois muitas coisas que utilizo eu peguei de grátis, rsrsrs, na internet.
Quem precisar de mim estarei aqui, sem cobrar, mas sem perder o valor da minha arte. Os elogios já me pagam muito bem!!
Ufffaaa falei e tá falado!!

13 comentários:

Sonhos e Artes disse...

Eu vou bater palmas pra esta menina!!!!Falou e tá falado! Concordo com voceê amiga e acho legal estas trocas, estas cópias, estas recriações entre nós... não tenho nenhuma dificuldade de repassar o que sei e se alguém precisar de mim, tô aqui!Sò me falta aprender um pouco mais manusear as fotos,os paps, mas eu chego lá e Sonhos e Artes vai repassar o que sabe, se Deus quiser! Menina, tú me inspirou a falar... (plagiei tuas palavras!!!me ferrei!kkkkk). Quanto a seguir Blog, também acho que somos livres pra escolher...é bom poder decidir o que gostamos ou não de fazer! Pra você, deixo uma beijoca carinhosa! Josi.Deus abençoe você e sua família!

Silvia Nunes disse...

Sabe oq eu sinto por vc ADMIRAÇÃO!!!! AMIZADE (mesmo que seja virtual, Sou sua fã viu...

Te adoroooo mto
Bjus

Nil Lima da Silva disse...

Mulher tu ta coberta de razão, e esse negocio de fazer o que a gente ama e ainda ser pago por isso, mesmo que pouco é muito legal, so que pra algumas pessoas as coisas não funcionam assim, é tudo muito monetário, se estipula valores e quanto mais alto, mais aquele produto ou aquele serviço é valorizado. Discutir direito de criação e valores para trabalhos artisticos é bem complicado, por que pra mim o artesão é aquele cara que pega um material, seja qualquer material,adiciona elementos e criatividade e transforma em outra coisa, artesanato é tranformação...mas muitos artesões criadores não aceitam nem servir de inspiração pra outro que já o taxam de plagiador, e há uma sanga crescente de blogs com conteudo registrado ou onde você não pode salvar nada. É claro que tem gente que se apropria da imagem do outro para vender seu peixe, tá cheio de casos assim, mas eu acho que existe uma paranoia no ar por que qualquer um, mesmo quando não copia se inspira no trabalho de alguem, todo mundo que cria tem que ter uma referencia e isso é impossivel de se proibir. Olha uma vez eu fui na Megartesanal, aquela super feira de artesanato cheia de gante famosa, e uma amigas minhas estavam tirando fotos, ai uma mulher saiu como louca de dentro de um stand e beliscou a minha amiga e tomou a camera dela gritando que era proibido fotografar os trabalhos dela e que ela não ia ser roubada, foi uma tremenda confusão, teve segurança e a turma do deixa disso..só ai que nos fomos perceber que tinha plaquinhas de proibido fotografar em quase todos os stands, uma coisa meio paranoica do tipo pague pelas minhas ideias ou então suma daqui. É isso minha querida tá todo mundo muito no quanto eu posso ganhar com isso e pouco em dividir. Nossa falei demais...rssrsrs

Jane Tiê disse...

Heii Nikita. Acabei d ver os e-mail que vc me mandou com os presentinhos LINDOS!!! Vc é msm um amor de pessoa. Fez bem ao pé da letra, perfeito menina!!! O qua vc me mandou de novo eu pensei ke era p/ eu posta por isso tava guardando. Sabe amiga guando digo que vc faz essas coisas muito para blog muito bem ,não falo pra agradar é de coração. Eu amei vc ter usado a minha frase preferida. Me emociona.

NIKITA VC MORA NO MEU ♥

Meu muito obrigado!!!!


=D

:)

Dayane disse...

Olá querida,vim retribuir sua visitinha rsrs.Bjs Day

Dayane disse...

Olá querida,vim retribuir sua visitinha rsrs.Bjs Day

disse...

Aplausos!!!!!!!!!! Um lindo fds pra minha amiga linda de alma e coração!!!! Bjssssssssss

joseane disse...

Queridaaaa!! Arrasou geral!!
tú mereces aplausos e um troféu rs
E concordo plenamente com vc viu!!

BJks e fique na PAz !!
Ate loguinho rs

meus artesanatos(blog da eni) disse...

olá amiga querida
estava aqui curiando seu blog é muito fofo......fica com Deus e um ótimo fim de semana....bjks
ah!!!te linkei

Denise David disse...

Menina...Vc não existe!!!
Parabéns pela ética com que tratou o assunto!!!
Beijocas no coração!

Jane Tiê disse...

Oi Nikita. Eu já comentei aqui mas na verdd nem havia lido sua postagem. Hj lendo fui pensando... Eu faço os meus trabalhos. Sempre procurei ver eles como um passa tempo, não gosto de ver como uma obrigação. Não tenho muitos gastos. Meus pais até me dão o que preciso, dentro do possivel. Faço bem pouca coisa. Logo no começo só fazia coisas bem simples msm pq nem tinha tinha muita opção de revistas. E peguei valores de trabalho que faziam para vender. Com o tempo fui melhorando e tendo mais opção de bordados e croche. Sempre procuro fazer da melhor forma. Meus trabalhos hj tem uma dirença de valor. Quando melhorei as pessoas foram elogiando. Valavam de meus acabamentos, tamanho do tecido qualidade. E tb dão valor pq eu bordo no próprio tecido, entre outras coisa. Com o tempo fui dando meus aumento no valor. Sei de pessoas que vendem um pano de copa por 15,00 e eu por 25,00. MASSS, tem lá suas diferenças em muita coisa. Tipo um pano com boneca pintada com vestido de croche. Eu pagava para pintar. Na verdade o valor de 25$ eu deixei pq já tinha pego um de amostra e era neste valor. Quem vendo por 15$ me diz. (Ha mais seu croche é perfeito. Do jeito que vc começa a sainha vc termina da msm forma, o meu eu já não consigo.)

Já para quem compra vai pelo bolso ou da coragem. E tem tb quem dz, (nossa é tão lindo que faz dó por na cozinha) Meus preço são salgados, rsrs. No natal pintei 14 panos todos com papai noel. Uma pessoa me disse, não faz muito pq os meus ficaram todos encalhados.

Mas fui fazendo. Vendi 12!!! Normalmente custam 15,00 mas vendi por 16, rsrs. Tem gente que se incomoda cmg. Já falaram p/ minha mãe (Ha Maria, como que eu vendo se pra todo canto tem quem vende?) E mamãe resp..(olha com a Janinha vc ñ precisa se incomodar pq ela faz tão pouco).

Infelimente tem muito disto:

-->A SERPENTE E O VAGALUME

Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vagalume.

Este fugia rápido, com medo da feroz predadora e a serpente nem pensava
em desistir.

Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada....

No terceiro dia, já sem forças o vagalume parou e disse à cobra:

- Posso lhe fazer uma pergunta?

- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar
mesmo, pode perguntar.

- Pertenço a sua cadeia alimentar?

- Não.

- Eu te fiz algum mal?

- Não.

- Então, por que você quer acabar comigo?

- Porque não suporto ver você brilhar!

Mas é isso ai amiga. Tem fregues pra todos.

Jane Tiê disse...

Rsrs, li agora o comentario da Nil e me lembrei de uma coisa. Uma vez uma amiga de minha irmã, Fazia bijuterias. E minha irmã queria trazer as coisas dela p/ gente ver. só que a pessoa cismou comigo e disse: (Sua imã vai pegar o modelo)

Gente eu nem faço esse tipo de trabalho. Não tinha nenhum materia. Sabe, eu achei legal pq ela até saba que eu ñ fazia, mas ela disse algo como se eu só de ver as coisas dela eu poderia fazer.

Nunca fiz biju.

Até mais amiga boa post.
Um Beijo.

CADA UM COM SEU CADA QUAL.

Nil Lima da Silva disse...

Nikita amei a sua lembrança sobre a flor do Jorge Tadeu...Teve uma senhora já idosa aqui em São Bernardo, que foi parar no hospital por comer um anturio vermelho na epoca da novela, todo mundo falava que a velhinha queria dar uns amassos no Fábio Junior..rsrsrs, mas ela já não tinha muita consciencia das coisas, acho que foi um acidente...
Um abração amor e bom final de semana.

Lista de Blogs:

Meu maior tesouro: Família!

Minha shihtzu:

PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers

Recadinhos:

Tecnologia do Blogger.