quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SHIH TZU - UMA PAIXÃO


 

Hoje resolvi fazer um post falando sobre uma grande paixão, Shih Tzu. Eu tenho uma bebê que se chama Kiara e tem menos de 3 meses.
Andei pesquisando na net e vou postar algumas coisas interessantes sobre essa maravilhosa raça. Pois sei que, assim como eu, tem muita gente que ama esses bichinhos.


Essa é a minha Shih Tzu Tricolor Kiara.

O Shih-Tzu é uma raça de cães originária da China. O nome vem de "cão leão", porque esta variedade de raça foi cruzada para se parecer com um leão em miniatura. São resultado do cruzamento do Lhasa Apso com o Pequinês. Os shih-tzu tem expectativa de vida de 15 anos.
Temperamento
Os cães da raça Shih Tzu são extremamente dóceis e adoram ficar por perto daqueles que fazem carinho neles, assim sendo muito, muito preguiçosos, e quando o assunto é passear, caminham no máximo por 15 minutos e nunca esqueça a água. São indicados para áreas de convivência em apartamentos ou áreas similares.
Geralmente costumam ser bem educados em relação as necessidades fisiológicas, embora por causa do pelo longo eles se acostumem com o cheiro das mesmas, considerando-se que devem ser treinados quanto ao local adequado para isso.
Alguns comportamentos observados: Nunca dormem no mesmo local onde fazem suas necessidades (dãã eu também não durmo no banheiro né?!), adoram beber água, adoram pisos frios (devido a sua pelagem e origem) e adoram ficar deitados perto do dono ou de alguém que gostam muito. Diferente de outras raças, o Shih Tzu pode ficar sozinho numa boa, é um cão muito independente; pois não late em excesso nem destrói a casa.
O Shih Tzu pode não ser uma das raças mais fáceis para se ensinar truques, porém com paciência e dedicação ele os aprende. Já no cotidiano é um cãozinho muito esperto e que presta atenção em tudo ao seu redor, aprendendo rápido as coisas. É preciso cuidado pra não se deixar enganar pela carinha deles, é com ela que os Shih Tzus conseguem dominar seus donos, fazendo com que estes atendam a todas as suas vontades, saber dizer não e ser firme é necessário.
Menos ativos e agitados que outros cãezinhos do mesmo porte, os Shih Tzus são ideais para aqueles que gostam de ficar acariciando seu animal, haja vista que estes adoram um colo e não ficam se debatendo. Ele é um ótimo cão para apartamento e para crianças pequenas (e grandes) que querem um cão.


CUIDADOS:
Os olhos devem ser limpos regularmente (pois esta limpeza retira a secreção na qual se acumulam microorganismos que podem gerar infecções) e os donos precisam providenciar para que o ambiente não tenha objetos perigosos, como plantas espinhosas e enfeites pontiagudos. Além disso, deve estar atentos a qualquer sinal de lesão, o que requer uma visita imediata ao veterinário. A úlcera de córnea geralmente é causada por ferimentos na vista.
Quanto a hipertemia, é fundamental que os donos estejam sempre alertas. É essencial que o exemplar desta raça viva com acesso permanente à sombra, que tenha água fresca disponível, que não passeie em horários quentes e nem fique dentro de veículos ou lugares abafados.
Quanto aos banhos, cães para exposição devem ser banhados e escovados a cada 3 ou 4 dias. Os de casa mantidos com pêlo longo devem tomar a cada 5 dias e os tosados podem tomar banho apenas uma vez por semana.
Antes de banhar seu ShihTzu, é aconselhável tirar os nós, depois de molhados, os pêlos embaraçam muito e ficam mais difíceis de trabalhar. Os nós impedem a escovação e favorecem a queda dos pêlos.
Primeiramente deve-se borrifar condicionador diluído sobre os pêlos (diluídos com água, tanto o condicionador como o xampu, facilita que penetrem na pelagem, diminuindo a necessidade de esfregar a pelagem, o que quebra o pêlo). Eles ficam mais macios e quebram menos ao serem tirados os nós. Tire os nós abrindo-os com a mão e depois passando a escova de pinos sem bolas. Usar xampu 2 em 1 com condicionador, diluídos, para cabelos secos. Os pêlos não devem estar oleosos; se estiverem, é preciso tirar a oleosidade antes, lavando-os com xampu sem condicionador, diluído, e enxaguando-os bem. Passar condicionador termo-ativado, diluído, seu efeito é deixar os pêlos soltinhos. É ativado com o calor do secador.
Logo depois de passar o condicionador, deve-se retirar o excesso, sem esfregar. Um jato de água ajuda nesta tarefa. Secar o cão com uma toalha fina, passando sempre no sentido dos pêlos, sem esfregar. Finalmente passar o secador e escovar – usar secador morno, a 30 cm dos pêlos. A secagem ao sol deixa os pêlos frisados. Enquanto o secador é usado, escova-se a pelagem, passando a escova sempre no sentido dos pêlos (não usar pentes, pois quebram muito os pêlos). Secar bem, com atenção na raiz, pêlos úmidos favorecem o crescimento de fungos que causam dermatites.
Um acabamento pode ser feito com um pente fino nos pêlos do focinho e um pente mais grosso no resto do corpo. Estando bem sequinho e penteado, agora é só pôr um lacinho na cabeça, assim além de mais bonito o Shihtzu poderá ver melhor.
A limpeza semanal dos ouvidos previne otites. Mas uma limpeza superficial, que não retire toda a cera protetora e nem acabe causando ferimentos.
Corte das unhas quando não se desgastam naturalmente. Devemos manter as unhas curtas, para evitar que machuque os olhos ao se coçar. Porém, tem que se ter muito cuidado com o corte de unhas, pois em todos os caninos as unhas têm sangue e só devem ser cortados por alguém com experiência.
Outros cuidados como oferecer uma ração de boa qualidade e a qual ele se adapte bem, não submeter o cão a stress, impedir que ele tenha um contato direto com produtos de limpeza e evitar muitos banhos (semanal é suficiente) evitam vários problemas como as dermatites.
É importante também um cuidado especial com os dentes de seu cão. O uso dos ossinhos e biscoitos próprios para cães diminui à incidência de tártaros, assim como a escovação diária dos dentes com a escova e pasta própria para cães. A presença de tártaro deverá ser removida por um médico veterinário.
Vermifugações periódicas (dependendo da exposição do cão semestralmente é suficiente) e reforço das vacinas anualmente não devem deixar de ser feito. Assim como o controle de ectoparasitas como pulgas e carrapatos (já existem produtos que podem ser aplicados mensalmente e previnem ambas as infestações, inclusive em filhotes e cadelas prenhas).



REPRODUÇÃO

Quanto à reprodução, as fêmeas têm o início de vida reprodutiva caracterizado pelo cio (período caracterizado por um inchaço e sangramento da vulva) no qual a fêmea aceita ser coberta pelo macho, em média, dura de 8 a 15 dias, a ovulação ocorre na maioria das fêmeas entre o 9º e 13º dia após o início do sangramento. O surgimento do 1º cio tem uma grande variação entre as cadelas, mas normalmente se dá entre oito e dez meses de idade. Não se deve deixar uma fêmea cobrir no 1º cio e deve ser avaliado o estado corporal antes de resolver acasala-la. O cio ocorre a cada seis a oito meses. A gestação canina dura entre 58 a 63 dias. Os machos iniciam a vida reprodutiva em torno de oito meses de idade, mas só devem ter sua primeira cobertura a partir de um ano.

Abaixo segue algumas imagens de Shih Tzus, lindos!!!










Espero que curtam o post.





7 comentários:

Cátia Amélia disse...

Querida....que legal essa sua postagem!
Obrigada por sua visita lá no meu cantinho de mimos;passa lá no meu blog de artesanato que vou te seguir também por lá,ok!
Precisando de mim....é só deixar recado.
Um beijão da amiga
http://catiaartesmanuais--mimos.blogspot.com/2011/02/barrinhas-para-blog_17.html

Mundo da Lili disse...

Aah eu tenho um, o meu é macho e se chama Dudu, faz 4 aninhos agora dia 26/03...
É o amor da minha vida!

Leonora disse...

Sou apaixonada por eles ♥
A minha peluda tem um aninho que é meu diamante negro *-*

Edilene disse...

Que lindinha! Sou apaixonada por cães! adorei este post! um beijão!

Telma disse...

Oi,Nikita,mais uma vez parabéns pelo blog e pelo post,haha.Também tenho uma shih tzu,Sasha,são lindos né?!Beijos!!!

BIA DOUTO disse...

ja tinha ouvido falar dessa raça mais eu ñ a conhecia direito...amei!!achei linda!!!

bjus!!!

Ju Meira disse...

Amei este blog! Temos 2 fêmeas shytzu, lindas!!! Elas dormem com a gente, de tão carinhosas q são. É uma loucura! Estão sempre junto da gente, onde vamos, elas vão tbém. Viagens somente com elas, nunca as deixamos.O nome delas é Tessy Rabek, com 2a e 7m; e a Tayla Rabek com 2a e 2m. São muito fofas!! Parabéns pelo seu Blog! Grande bj!!! Jú

Lista de Blogs:

Meu maior tesouro: Família!

Minha shihtzu:

PitaPata - Personal picturePitaPata Dog tickers

Recadinhos:

Tecnologia do Blogger.