Hoje cedo me deparei com uma incrível matéria no programa Mais Você da Rede Globo. Pesquisei na net e encontrei essa matéria. A resolução no Brasil diz que não pode haver qualquer lucro nessa transação, só podendo acontecer entre pessoas com parentesco até segundo grau. Ou seja, o útero deve ser emprestado e não vendido, para a geração de uma criança. A barriga de aluguel é perminantemente proibida pela legislação brasileira. Mas por ser um negócio lucrativo, as pessoas aceitam burlar a lei. Ai está a matéria.
Apesar de proibido, a barriga de aluguel é um negócio lucrativo no Brasil. Na internet há muitos anúncios e a procura por uma mãe de aluguel é grande. O motivo é unânime entre as candidatas: interesse financeiro. Todas elas garantem que não há risco de não entregar a criança após a gestação, informa o jornal Agora. A maioria das mulheres tem mais de 30 anos, já é mãe (geralmente casadas) e só aceitam inseminação de óvulos fecundados.
No Brasil, o aluguel de uma barriga é permitido somente em “caráter solidário”. Ou seja, entre mulheres com algum vínculo afetivo e sem a presença de dinheiro. Mas, na prática, a história é bem diferente. Segundo a revista Veja, dos 170 centros brasileiros de medicina reprodutiva, 10% oferecem a suas clientes um cadastro de mulheres dispostas alugar seu útero em troca de um bom valor em dinheiro.
“Por motivos financeiros, estou disposta a alugar minha barriga para pessoas que queiram ter filhos e não podem”, este é o anuncio uma dona-de-casa. Nove meses de aluguel de uma barriga saem, em média, por 40 000 reais, mas há casos em que esse valor chega a R$ 450 mil.
A prática da barriga de aluguel envolve questões delicadíssimas – tanto para a gestante quanto para a mãe biológica. De um lado, está uma mulher que passa por todas as transformações físicas e psíquicas ocasionadas pela gravidez de uma criança que não é e nunca será sua.
Portanto, alugar barriga, dependendo do caso, é uma prática ilegal.
Fonte: Resumo do Dia
2 comentários:
Oi Nikita ,o tema é delicado e controvertido,quem tem problemas para ter um filho que passa por tds os tratamentos,stress,frustações e não engravida.....e dai tem que enfrentar a burocracia brasileira para adoção...vamos entender que quando se chega a procurar uma barriga de aluguel já é um ato de desespero!!!Assisti a um tempo atrás ,acho que foi no GNT,barrigas de aluguel na INDIA....com o dinheiro que elas ganham lá dá para sair da absoluta míseria e ter uma vida de classe média!!!Agora no Brasil ainda acho que é tabu,mas que deve ter um engrenagem funcionando tem!!!!Eu não condeno quem aluga,só quem passou por uma gravidez e parto sabe que não é brincadeira,além do que pode correr riscos.....Minha primeira visita ao seu blog e escrevo um memorando....Gostei demais do seu blog...bjjsss Mara Lucia
Veja como esse mundo de blogs é maravilhoso encontramos algo em comum, morando a milhares de km uma da outra,eu fiquei muito sentida com a 'fuga" do meu Chico,meu filho estava vendo como legalizar no IBAMA para trazer para aonde me mudei,pois temos que passar por uma reserva ecolológica,e há muito policiamento por causa dos palmiteiros,nos tosavamos as asas dele,bem não adianta mais lamentar.....Ficam as lembrançaS!!!Benvinda ao meu cachixo!!!bjjsss Mara lúcia
Postar um comentário